BLOG
Divisor

Aquisição do bem: como funciona o processo de utilização do crédito

A compra de uma carta contemplada possibilita a aquisição de um bem que está estipulado em contrato. Existe ainda possibilidade de compra de outros bens desde que sejam dadas garantias adicionais, isso já está previsto nas regras praticadas pelas administradoras (em caso de dúvida consulte-nos).

aquisição-do-bem

Mas só ter a carta de crédito é suficiente para já ter o valor liberado para compra?

Na realidade não é bem assim, e nesse post a gente te explica certinho como é o processo de utilização do crédito após a compra de uma carta contemplada.

Como funciona a aquisição por meio de uma carta de crédito

Após a contemplação, o consorciado recebe uma carta de crédito contemplada que permite a compra à vista. O que pouca gente sabe é que mesmo com essa possibilidade garantida, as administradoras podem pedir determinadas garantias para liberar esse crédito na hora da compra.

Como o objetivo do consórcio é unir pessoas de maneira simples onde todos os integrantes do grupo contribuem com valor de parcela mensal para a formação de uma poupança comum para a compra de um bem (imóveis, veículos, equipamentos, máquinas, entre outros), onde todos os participantes serão beneficiados, é importante que cada pessoa seja pontual com seus pagamentos, mesmo depois da contemplação.

Já quando se decide por comprar uma carta contemplada, também é importante planejar e continuar pagando as parcelas restantes em dia, afim de se evitar prejuízo ao grupo.

É necessário dar garantias

A Lei 11.795/08 (Lei de Consórcio) estabelece que as administradoras devem colocar em contrato quais serão as garantias solicitadas para a liberação do crédito para a compra do bem. Dessa forma, ao adquirir uma cota contemplada, é imprescindível a leitura do contrato para identificar o que será solicitado ao titular na hora da utilização.

De modo geral, dependendo do bem a ser adquirido, documentações extras podem ser solicitadas – como comprovação de renda – e é preciso deixar tudo à mão caso o pedido seja feito. Outro ponto importante é que em garantia do pagamento das prestações vincendas, o bem adquirido será, a critério da administradora, alienado fiduciariamente pelo consorciado em favor da administradora, nos termos da legislação em vigor.

Por que existe essa solicitação?

Essas medidas fazem com que o consórcio fique seguro e garanta o direito a compra de todos os participantes. Nesse sentido, a administradora pode solicitar também o que é chamado de garantias complementares. Elas correspondem a um valor proporcional de débito vincendo e fica a critério dela a análise e definição do que será solicitado.

É por isso que mesmo comprando uma carta contemplada, pode ser solicitado garantias adicionais para que a administradora libere o crédito para compra e tudo isso está previsto em contrato. A LuME Cartas Contempladas possui o maior estoque de cotas do Brasil. Dessa forma, você consegue encontrar a que mais se encaixa com seu sonho e suas condições financeiras. Confira em nosso site as cotas contempladas disponíveis para compra e reserve a sua.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

OPORTUNIDADES DISPONÍVEIS:

    Nenhuma cota foi encontrada

Criação de Sites em Curitiba

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.