A carta contemplada e o consórcio costumam gerar confusão entre quem está em busca de diferentes formas de pagamento de bens de alto valor. Este é o seu caso? Então, confira aqui qual a diferença entre ambos e como escolher a alternativa perfeita!
A princípio, é importante saber o que são cartas contempladas e consórcios. Começando pelo consórcio, trata-se de uma modalidade de pagamento em grupo.
Mas, como funciona um consórcio? É bastante simples: um grupo de pessoas com um interesse em comum (compra de um determinado bem) se reúne para pagar um valor mensal e formar uma espécie de poupança.
Todo mês, a administradora do consórcio faz um sorteio que decidirá quem poderá utilizar essa poupança para a compra do bem. E é justamente aí que entra a carta contemplada!
Ela é um documento, uma carta de crédito que é dada ao sorteado do consórcio. Por isso, também é chamada de carta de crédito contemplada. Quem possui uma carta de crédito consegue realizar a compra de um bem à vista, tendo maior poder de barganha.
Existem diferentes tipos de consórcio, como o imobiliário e o de carro. Nestes dois casos, o consorciado que foi sorteado recebe a carta contemplada e pode adquirir o bem do consórcio somente apresentando esse documento.
A diferença entre carta contemplada e consórcio é mais simples do que muitos pensam: a carta de crédito contemplada é um documento que viabiliza a compra de um bem à vista enquanto o consórcio é uma modalidade de pagamento em grupo que disponibiliza esse documento.
Na realidade, a escolha entre carta de crédito contemplada e consórcio depende de seu perfil. De modo geral, a carta contemplada é a que apresenta mais vantagens porque possibilita acesso rápido ao crédito, podendo comprar o bem o quanto antes.
Se somente aderir a um consórcio, terá de esperar ser contemplado em um sorteio para receber a carta, o que pode acontecer logo no início ou demorar meses, atrasando a compra do bem.
Portanto, se você tem pressa em adquirir o bem (imóvel ou carro), a carta de crédito contemplada é muito mais interessante e vantajosa porque viabiliza isso.
Outro fator a ser considerado é o orçamento disponível. Há cobrança de ágio na compra da carta de crédito, o que é um gasto a mais. Mesmo assim, é um investimento que compensa pela possibilidade de utilizar o crédito rapidamente.
A forma mais tradicional você já conhece: por meio da adesão a um consórcio. Mas, lembre-se que nesta alternativa pode ser que a carta de crédito não seja liberada tão cedo.
Quer evitar essa situação? Neste caso, o ideal é comprar carta de crédito contemplada. A compra pode ser feita diretamente com o proprietário do documento ou com uma empresa especializada na venda, alternativa esta que é muito mais segura.
Leia também:
>>> Onde usar uma carta contemplada?
Interessado em comprar carta contemplada de crédito? Então, confira as dicas que separamos para minimizar a possibilidade de fraude e perda de dinheiro nesse processo:
A compra direta de uma empresa especializada em venda de carta de crédito é muito mais segura, com chance reduzida de golpe. Para aumentar sua segurança, verifique se a empresa é idônea, busque referências e conheça mais sobre o trabalho dela antes de fechar negócio.
Encontrou uma carta de crédito que parece perfeita aos seus planos? Neste caso, recomenda-se verificar a origem do documento, se ele realmente existe e se a carta é contemplada. Para isso, contate a administradora do consórcio.
Para poder atuar, a administradora do consórcio precisa ter autorização de operação concedida pelo Banco Central. Logo, é importante verificar se a empresa tem essa autorização, o que ajudará a minimizar a possibilidade de golpe.
Após a compra da carta contemplada, o novo titular assume todas as responsabilidades do consórcio. Portanto, terá de pagar as parcelas residuais do contrato. Por isso, é muito importante buscar o máximo de informação sobre a carta e consórcio antes de fechar negócio.
O primeiro passo é verificar cláusulas do contrato, taxas administrativas incidentes, quantidade de parcelas residuais e valores cobrados mensalmente, bem como se há regras específicas para uso da carta de crédito contemplada. Dessa forma, evita-se ser pego de surpresa após a compra da carta.
Também procure saber previamente como é feita a troca de titularidade da carta, para garantir que seja realizada de acordo com normas da administradora do consórcio, minimizando a chance de problemas.
Mas, como obter todas essas informações? Simples: junto à administradora do consórcio e ao vendedor. Assim, dá para confrontar dados, analisá-los para saber se atendem seu perfil e necessidades, realizando uma compra mais segura e sem erros.
Antes de efetuar qualquer pagamento, conheça todos os valores da transação, para saber se estão dentro de seu orçamento. O ideal é comprar uma carta de crédito que tenha valor igual ou um pouco abaixo ao do bem que deseja comprar, considerando que pode conseguir um desconto por ser uma compra à vista.
Também procure saber quantas parcelas foram pagas pelo atual proprietário da carta, se há cobrança de ágio, entre outros valores. Dessa maneira, dá para analisar com maior exatidão se a compra é realmente vantajosa ou se procura uma outra oportunidade de carta.
Quer comprar carta contemplada para adquirir um bem à vista? Então, confira as oportunidades da LuME Cartas Contempladas, empresa com vasta experiência em vendas de cartas de crédito.
A LuME Cartas Contempladas sempre atua com foco na transparência e seriedade, disponibilizando as melhores oportunidades de cartas de crédito para os clientes, ajudando-lhes a realizar seus sonhos! Aproveite para entrar em contato e comprar uma carta contemplada!
Leia também:
>>> Como usar as cartas contempladas para trocar de carro?
>>> Como conseguir crédito para reforma da casa?
Nenhuma cota foi encontrada
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.